Sobre o Relatório

O Relatório de Sustentabilidade do Complexo  de Saúde Pequeno Cotolengo foi elaborado de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI), a partir de uma seleção estruturada em torno de temas definidos como prioritários pelas partes interessadas do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. É o primeiro relatório GRI da Organização, tendo sido elaborado com apoio da Consultoria em Gestão para Sustentabilidade do Sesi Paraná.

Este documento abrange o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e reforça o compromisso da Organização com a transparência e a prestação de contas, demonstrando, também, o alinhamento com as questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

Materialidade

A pesquisa de materialidade apresenta a priorização dos temas relevantes para a Organização, considerando seus impactos, nos níveis externo e interno, bem como o interesse das Partes Interessadas sobre tais temas.

Para definição dos aspectos materiais foram analisados: documentos e diretrizes da Organização; benchmarking de relatórios de sustentabilidade do setor; status dos indicadores do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo em convergência aos indicadores da Norma GRI; entrevistas com gestores sobre o contexto da sustentabilidade na Organização, análise de impactos e delimitação dos temas relevantes ao negócio.

Para a estruturação da materialidade do Complexo, em 2023, foi realizado um questionário on-line. Foi então, definida a lista de aspectos materiais, a priorização destes, e a definição do público respondente.

Saúde, Segurança e Bem-Estar

Desenvolvimento de Pessoas

Integridade

Responsabilidade Social

Acesse o Relatório

Nossos Negócios

Assistência Social

No Acolhimento Institucional de alta complexidade, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo pode atender até 212 Assistidos/Pacientes. Os leitos são destinados para pessoas com múltiplas deficiências, de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) anos, em situação de risco e abandono, do estado do Paraná. Os leitos estão divididos em 4 Grandes Lares e 8 Casas Lares, para atender os Assistidos/Pacientes de acordo com seu nível de comprometimento cognitivo e físico.

Saúde

Na área da saúde, possui 58 leitos de transição de cuidados, organizados em duas Unidades Hospitalares. O atendimento 100% gratuito objetiva a recuperação clínica e funcional, a avaliação e a reabilitação da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável, de forma parcial ou total, e que não necessite de cuidados hospitalares em estágio agudo. Oferta 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas para os Pacientes das unidades. Para o público externo oferece atendimento ambulatorial de fisioterapia, além de atender crianças e adolescentes dentro do espectro autista.

Educação

Na educação, a Escola Pequeno Cotolengo, fundada no dia 12 maio de 1978, oferece educação infantil e ensino fundamental na modalidade de educação especial, tendo por finalidade prestar atendimento especializado ao Assistido do Acolhimento Institucional (Assistência Social). Seu funcionamento é estabelecido pelo calendário anual da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) que, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) e o próprio Complexo, mantêm a Escola.

59 anos de existência

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma obra social comunitária, criada pelos Filhos da Pequena
Obra da Divina Providência (São Luis Orione) em 25 de março de 1965, sendo controlada por uma diretoria
estatutária, religiosos orionitas. Os recursos que mantém a Organização são mobilizados e geridos pelo
próprio Complexo, seguindo os mais altos padrões de Governança, Responsabilidade e Transparência.

Nosso Santo Fundador

São Luis Orione nasceu na Itália, em 1872, em um ambiente pobre e profundamente terno, no qual aprendeu e construiu um amor profundo a Deus e aos necessitados, à luz de toda a sua existência. Foi ordenado sacerdote em 1895. Funda a Pequena Obra da Divina Providência, vivendo para amar e servir. Morreu em São Remo, 1940, e foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2004. Foi responsável por multiplicar a Obra “Pequeno Cotolengo” pelo mundo. No Brasil, a Obra está presente desde 1914.

Reconhecimentos e Premiações