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O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo segue rigorosos padrões de qualidade, estabelecidos internacionalmente, para garantir um atendimento de excelência e um ambiente seguro para Assistidos, Pacientes, voluntários, funcionários, visitantes e acompanhantes.
O setor de Qualidade e Segurança do Paciente e Educação Permanente do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é dedicado a promover a excelência nos cuidados de saúde.
Esse setor é responsável pelo gerenciamento de documentos, monitoramento de indicadores, mapeamento de processos e treinamento contínuo da equipe. Além disso, atua no gerenciamento de riscos assistenciais, na gestão de não conformidades, pesquisa de satisfação do cliente e gerenciamento de eventos adversos.
A segurança do paciente é prioridade, com a implementação das metas internacionais de segurança e protocolos específicos, especialmente nas áreas críticas de prática clínica.
Estamos comprometidos em seguir as Metas Internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Meta 1 – Identificação Correta dos Assistidos e Pacientes
Garantir que cada paciente seja identificado de maneira adequada, utilizando dois identificadores (como nome e data de nascimento) antes de qualquer procedimento ou administração de medicamentos.
Meta 2 – Melhora da Comunicação Efetiva
Assegurar que a comunicação entre os profissionais de saúde seja clara, completa e em tempo hábil, especialmente na transmissão de informações críticas.
Meta 3 – Segurança na Prescrição e Uso de Medicamentos de Alta Vigilância
Focar no manejo seguro de medicamentos que possuem um alto risco de causar danos quando administrados incorretamente.
Meta 4 – Redução do Risco de Infecções Associadas ao Cuidado de Saúde
Seguir rigorosamente protocolos de higienização das mãos e esterilização de instrumentos para prevenir infecções hospitalares.
Meta 5 – Prevenção de Quedas e Lesões Associadas
Adotar medidas preventivas para evitar quedas de Assistidos e Pacientes e minimizar riscos de lesões durante a hospitalização.
Para garantir o cumprimento e a divulgação das boas práticas para todos os funcionários, o Pequeno Cotolengo conta com os Guardiões das Metas Internacionais, profissionais que se comprometem a colaborar com a segurança do paciente e a fazer com que cada uma das normas sejam aplicadas com excelência.
Além das metas internacionais, monitoramos continuamente indicadores-chave de qualidade e segurança, que nos permitem avaliar e melhorar nossos processos de cuidado. Esses indicadores incluem:
Para garantir a padronização e a alta qualidade nos cuidados, implementamos protocolos gerenciáveis que são continuamente revisados e atualizados com base em evidências científicas e diretrizes internacionais. Alguns dos principais protocolos incluem:
Esses indicadores e protocolos reforçam nosso compromisso em entregar um cuidado seguro, de excelência e sempre focado na segurança e bem-estar de nossos pacientes. Nossa equipe multidisciplinar trabalha incansavelmente para garantir que nossos processos sejam continuamente aprimorados, sempre com o objetivo de oferecer a melhor assistência possível.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo conta com o Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, que desenvolve um trabalho contínuo na vigilância e cumprimento da prevenção de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde).
Responsável: Enfermeira Elisabete Goncalves De Lima Toshioka
No Pequeno Cotolengo, a Educação Permanente é um pilar fundamental para garantir a excelência em nossos serviços. Nosso Núcleo de Educação Permanente oferece um programa de treinamentos presenciais e em formato EAD, visando capacitar e desenvolver os profissionais continuamente para o exercício de suas atribuições:
Por que investimos em Educação Permanente?
O que oferecemos?
Com isso buscamos fomentar uma cultura de inovação e estímulo à busca de desenvolvimento profissional e o aprimoramento contínuo dos processos.