Párocos, encarregados e diretores de obras da Congregação, vieram conhecer a estrutura e o atendimento realizado na Unidade Hospitalar São Luís Orione.
Semestralmente, os religiosos da Congregação Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul/Moçambique realizam a reunião de párocos, diretores e encarregados de obras. O objetivo é compartilhar experiências, entender as necessidades e traçar projetos e objetivos a serem cumpridos neste ano.
A primeira reunião de 2024 foi realizada nos dias 13 e 14 de março na Casa de Retiros e Noviciado São José, em São José dos Pinhais. Na ocasião, os religiosos aproveitaram a oportunidade para visitar o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo e conhecer a Unidade Hospitalar São Luís Orione, que está em pleno funcionamento, atuando na reabilitação e readequação de pacientes que sofreram traumas ou em pós AVC.
De acordo com o diretor-presidente do Pequeno Cotolengo, esse encontro é também um momento de partilha. “Cada casa orionita expõe o que está fazendo e coloca os objetivos para o ano. Isso é muito importante para mostrar que toda a Província caminha em conjunto. Essa visita significa que estamos em consonância com esse trabalho, e é uma oportunidade para que todos possam conhecer as novidades e aquilo que o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo apresenta de inovação e de serviços para a comunidade de Curitiba e também à Congregação Orionita.”
Segundo o Padre Rodinei Thomazella, diretor Provincial, a atuação realizada em Curitiba, pelo Pequeno Cotolengo é motivo de orgulho.
“Eu imagino que todas as pessoas que passam por aqui, tantos os que vêm para o tratamento, como os familiares, certamente vão guardar no coração esse aspecto bonito do carisma de São Luís Orione que é a caridade. Então um lugar que acolhe e que reabilita, é muito significativo, porque as pessoas que passam por aqui, vão mostrar que realmente vale a pena vir aqui, ajudar o Cotolengo e fazer parte dessa família, dessa obra que é o Cotolengo, um local onde realmente se vive a caridade que São Luis Orione queria e pedia. ‘Só a caridade vai salvar o mundo’, e aqui a gente vê isso claramente, Deus está aqui presente com certeza e São Luis Orione está feliz no céu com isso.”
Para o Pequeno Cotolengo, esse reconhecimento fortalece a nossa missão de cuidar das pessoas e transformar vidas e nos mostra que estamos no caminho certo para ser o farol de evangelização e cidadania, que nosso Santo fundador desejava. Continuaremos trabalhando e ampliando nossos serviços para continuar sendo referência e modelo em atendimento especializado e humanizado.