O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo participou, de 14 a 17 de julho, em Brasília (DF), da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento reuniu representantes governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do Brasil com o propósito de mapear desafios, debater e decidir prioridades para a elaboração de políticas direcionadas às pessoas com deficiência.
“Foram dias de muita troca e principalmente de muita contribuição, ao final, 99 propostas apresentadas e aprovadas que foram geradas por grupos diversos através de eixos temáticos focados as áreas de interesse de implementação e garantia de direitos da pessoa com deficiência.”, destaca Priscila Guimarães, gerente de mobilização e projetos do Complexo, que esteve na conferência como Delegada Nacional eleita no Fórum Estadual realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família.
Com o tema “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, esta edição marcou o retorno dos processos conferenciais após um intervalo de oito anos.
O evento foi coordenado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), em conjunto com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), por meio das Comissões Organizadora, Técnico Científico, e de Infraestrutura.