Copyright © 2023 Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
"Só a caridade salvará o mundo"
Esse foi o grande lema do fundador do Pequeno Cotolengo, São Luis Orione.
Dom Orione nasceu em 1872, em uma pequena cidade da Itália onde teve uma infância pobre e cercada de carinho. Tornou-se padre e fez da sua vida uma obra da caridade.
Fundou a Pequena Obra da Divina Providência e viveu para amar e servir. Construiu escolas, asilos, hospitais, casas de caridade e Pequenos Cotolengos. Morreu em São Remo, em 12 de março de 1940, já com fama de santidade e foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 16 de maio de 2004.
Seu ideal de “fazer o bem sempre, o bem a todos” continua vivo em seus filhos e filhas, que seguem difundindo seu carisma em obras presentes em mais de 30 países de todo o mundo.
Brasil Orionita
No Brasil, os Filhos da Divina Providência estão divididos em três (03) Províncias Religiosas para facilitar a administração e o convívio dos religiosos:
A Província Nossa Senhora da Anunciação compreende as Obras dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e uma missão ad gentes em Moçambique, na África.
A Província Nossa Senhora de Fátima abrange as Obras realizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Tocantins, Ceará, Pará e o Distrito Federal.
A Província Nossa Senhora Aparecida Brasil agrupa as Obras dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Tocantins e uma missão ad gentes em Cabo Verde, na África.
Orionitas pelo mundo
A Congregação Orionita está presente em 35 países, com cerca de 300 Obras Sociais, mais de 30 mil funcionários e voluntários, atendendo a cerca de 50 mil Assistidos. Hoje, são 2040 religiosos orionitas em todo o mundo.