Padrão internacional reforça compromisso com a transparência e está alinhado às boas práticas de ESG
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo anunciou, em setembro, o lançamento de seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, alinhado ao padrão internacionalmente reconhecido da Global Reporting Initiative (GRI). O documento foi elaborado com base em uma seleção de temas prioritários definidos pelas partes interessadas da Organização.
Com quase 60 anos de atuação, a Organização expandiu suas atividades e diversificou suas áreas de atendimento. Além de cuidar de pessoas com múltiplas deficiências, agora também oferece atendimento hospitalar de cuidados prolongados, atendimento ambulatorial externo de fisioterapia e também atendimento especializado para crianças e adolescentes no espectro autista.
Segundo o Diretor-Executivo, Diogo Azevedo, alinhar o crescimento às boas práticas de ESG é fundamental para a sustentabilidade do negócio. “A transparência é um dos nossos valores organizacionais, e o relatório GRI não apenas apresenta nossos resultados, mas também mostra como a nossa organização tem atuado no quesito governança e está empenhada em perpetuar ações positivas para o meio ambiente e o social”, afirma Azevedo.
O relatório também destaca as atividades do Complexo em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, demonstrando compromissos com um futuro melhor. O Presidente do Complexo, Padre Renaldo Amauri Lopes, enfatiza a importância das relações com outros setores da sociedade.
“Nosso compromisso central é com o ser humano, com o cuidado, com a saúde e com a dignidade das pessoas. Pensar na agenda ESG e nos ODS é pensar no futuro, e estamos sempre à frente dos tempos, como nosso santo fundador, São Luis Orione, nos pedia”, destaca o Padre Renaldo.
A elaboração do relatório contou com o apoio da Consultoria em Gestão para a Sustentabilidade do Sesi Paraná. A materialidade foi definida a partir das respostas dos públicos de relacionamento do Complexo a um questionário online. O relatório completo está disponível em: https://www.pequenocotolengo.org.br/relatorio-sustentabilidade-2023/.
Sobre o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares por ano. Dispõe de mais de 200 leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, distribuídos em 8 Casas Lares e 4 Grandes Lares, além de 58 leitos de transição de cuidados em 2 Unidades Hospitalares, voltados para cuidados paliativos, reabilitação ou readequação.
A instituição oferece 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas para usuários do SUS de Curitiba, incluindo fisioterapia, equoterapia e atendimentos exclusivos para pessoas no espectro autista no ambulatório externo. Outro pilar fundamental é o atendimento educacional especializado, realizado pela Escola Pequeno Cotolengo, situada nas dependências do complexo.
Reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), o Complexo foi eleito em 2023 como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil e uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Paraná. Todos os atendimentos realizados são 100% gratuitos.