Abril é um mês de significado especial para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Em 2025, celebramos com alegria o primeiro ano do nosso Ambulatório voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um espaço pensado para acolher, escutar e cuidar com atenção individualizada, responsabilidade técnica e muito carinho.
Desde sua inauguração, o Ambulatório TEA tem se tornado um pilar importante dentro da atuação do Complexo, oferecendo cuidado gratuito e especializado para crianças de até 14 anos com diagnóstico de autismo. Começamos essa jornada com 10 Pacientes, e ao longo de um ano, já realizamos mais de 3.887 atendimentos, sempre em um ambiente acolhedor e estruturado para estimular o desenvolvimento e ampliar as possibilidades de cada paciente, respeitando sua individualidade e promovendo avanços concretos.
Uma dessas histórias é a da pequena Luna, nossa primeira paciente a concluir o plano de tratamento no ambulatório. Depois de um ano de acompanhamento psicológico, e também de alta anterior na Fonoaudiologia, Luna nos ensinou que, com o suporte adequado e a parceria ativa da família, é possível avançar com autonomia, alegria e leveza. Cada encontro com ela foi uma troca que reforçou o valor de um atendimento sensível e centrado nas reais necessidades da criança.
Foram várias inovações ao longo do ano, como a parceria com a startup bHave, que trouxe novas formas de mensurar os resultados clínicos, a ampliação do quadro de profissionais da equipe multidisciplinar. Também tivemos novos equipamentos e espaços, como o Nirvana, um recurso inovador de realidade virtual, que estimula habilidades cognitivas e motoras de forma lúdica, e a Sala de Integração Sensorial, um ambiente estruturado com recursos específicos para estimular a autorregulação e o desenvolvimento sensorial, ampliando as possibilidades terapêuticas para os Pacientes com TEA.
Para marcar essa trajetória, realizamos neste mês de abril uma linda comemoração com nossos pacientes e colaboradores, celebrando não apenas o aniversário do ambulatório, mas também o potencial transformador da inclusão. Em meio a cores, atividades e afeto, reforçamos nosso compromisso com um futuro mais acessível, respeitoso e cheio de possibilidades para todas as pessoas no espectro.
De acordo com o Supervisor de Psicologia da Equipe Multidisciplinar, Mailson Palhano de Lima, é recompensador acompanhar o impacto do nosso atendimento na vida de cada Paciente. “Com um ano de existência, o Ambulatório TEA já demonstra a força de um cuidado construído com técnica, ética e amor. Fico feliz em contar com uma equipe comprometida, sensível e tecnicamente preparada, além de uma estrutura acolhedora, pensada para oferecer o melhor atendimento possível.“, reforça.
A história do nosso Ambulatório TEA é construída com muito cuidado e o apoio da sociedade é parte essencial disso. Seguimos firmes em nossa missão de oferecer um cuidado de excelência, gratuito e humanizado, com a certeza de que cada conquista vivida aqui é motivo de celebração e esperança. Torcemos para que muitos outros Pacientes possam encontrar, no nosso espaço, caminhos para crescer, se desenvolver e brilhar ainda mais.






