Educação

Cuidar das pessoas e transformar vidas

Educação

Um dos pilares da organização é a Educação, e para possibilitar o atendimento educacional especializado aos assistidos do Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione garantindo seu direito à educação, por meio do desenvolvimento de atividades da Escola Pequeno Cotolengo, fundada em 16 de maio de 1978 e desde o início firmado Termo de Colaboração  com a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED) que possibilita a manutenção, aquisição de material de consumo e permanente, como também a contratação de  51 funcionários, entre eles professores especialistas em educação especial. Por meio da Secretaria Municipal de Educação é celebrado Acordo de Cooperação Técnica, com a cedência de 6 professores.

De acordo com o Parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE/CEIF/CEMEP nº 07/14 e Parecer CEE/Bicameral nº128/18), a Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial Pequeno Cotolengo é credenciada e autorizada a prestar serviços especializados de natureza educacional a estudantes com deficiência intelectual e múltiplas deficiências nas seguintes etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, de acordo com a Resolução N.º 1001/2017, de 21/03/2017 e Parecer N.º 1249/2016 – DEE/SEED, com vigência até 31/12/2026. A Escola está sob a jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.

No ano de 2024, a Escola  atende diariamente  206 estudantes matriculados. Destes 149 estudam em Jornada Ampliada (manhã e tarde), perfazendo 355 atendimentos diários em sala de aula, totalizando no ano de 2023,  71 mil atendimentos educacionais especializados. Os docentes que atuam na Escola, são especializados em educação especial e com licenciatura plena na graduação, de acordo com a área de atuação. 

O funcionamento da escola é estabelecido pelo Calendário Anual e regido por Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular, aprovado e homologado pelos órgãos competentes.

A organização pedagógica e administrativa da Escola Pequeno Cotolengo se diferencia da escola comum, pois considera que os estudantes, em razão de sua deficiência, apresentam-se em situações diferentes de aprendizagem, de rendimentos acadêmicos e defasagens entre idade e série. Por essa razão necessitam de atividades curriculares específicas, de maior tempo de permanência em cada etapa ou ciclo, otimizando assim o aprendizado. Sendo assim, as propostas acadêmicas estão alinhadas de acordo com a Proposta Curricular. 

Para que o estudante se desenvolva, é necessário conhecer as características de cada faixa etária bem como o desenvolvimento cognitivo, motor, sócio-afetivo-emocional e oportunizar atividades de cunho pedagógico e  acadêmico, por meio da construção de um Plano de trabalho Docente que atendam às necessidades e as possibilidades de aprendizado de cada estudante e que extrapolam as expectativas de interação e vivência dos conteúdos previstos na Proposta Pedagógica Curricular, de acordo com Currículo da Base Nacional Comum (Currículo Formal),  o Currículo Funcional (Áreas do Desenvolvimento Humano) e as etapas de ensino:

  • Educação Infantil, que compreende estimulação essencial (0 a 3 anos) e educação pré-escolar (4 a 5 anos e onze meses – de acordo com a legislação vigente): estimula o desenvolvimento integral do estudante nas dimensões física, psicológica, intelectual e social.
  • Ensino Fundamental, anos iniciais – 1º e 2° ciclo (6 a 16 anos). foco na alfabetização e construção do conhecimento organizado num ciclo contínuo de 10 anos.
  • Educação de Jovens e Adultos –  Fase I, do 1º ao 5° ano, em etapa única, a partir de 15 (Quinze) anos completos, permitindo que o estudante construa o seu pensar, compreender, julgar e agir desenvolvendo globalmente seu potencial de aprendizado, se sentindo útil, aceito e incluso.

A Escola tem como base o Currículo Formal: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Ensino Religioso e o Currículo Funcional contemplando as Áreas  do Desenvolvimento Humano: Motora, Cognitiva e Afetiva-Emocional,  concretizado em sala de aula por meio de:

  • Atividades pedagógicas em sala de aula: desenvolvimento de conteúdos em atividades permeadas pela interação, compreensão e vivência estimulando a participação do estudante em todas as etapas.
  • Atividades acadêmicas: visam a compreensão dos pré- requisitos para leitura e escrita como também conceitos lógicos matemáticos visando sua alfabetização. 
  • Aulas de Educação Física: as atividades de educação física oferecem atendimentos semanais aos alunos, tendo por objetivo desenvolver as habilidades motoras, percepções e esquema corporal, possibilitando o uso de sua motricidade na expressão de seus sentimentos e emoções.
  • Aulas de Arte: é ofertado atendimento semanal aos alunos, tendo por objetivo possibilitar a compreensão das artes como produção cultural, social e histórica, estudando as especificidades das várias linguagens artísticas, proporcionando aos alunos a experimentação, a expressão e a representação de ideias e emoções, desenvolvidas a partir das suas próprias produções.
  • Atividades diversificadas:  acontecem no contraturno, e tem por objetivo propiciar atividades de qualidade de vida que possibilitem a realização pessoal, a cidadania e o desenvolvimento da autonomia e de independência, sendo elas:
  • Panificadora Escola Olga Feldmann e Culinária Pedagógica: proporcionar atividades que promovam o despertar dos estudantes para a arte de cozinhar e as etapas de produção dos alimentos como também o desenvolvimento de suas habilidades e o cuidado com os equipamentos, higiene e manipulação dos insumos.
  • Jardim sensorial e Horta Sustentável: propiciar atividades práticas que estimulem os sentidos dos alunos como também o cuidado com a natureza e alimentação saudável por meio do manuseio da terra, do plantio,  do cuidado em regar e  também de cuidar de cada espaço construindo um ambiente  de interação, transformação, experimentação, socialização, aprendizado, contribuindo na melhoria da qualidade de vida.
  • Literatura: promover o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura e lugares desconhecidos, como também estimular a concentração, memória, raciocínio e a compreensão de novos sabores, estimulando a comunicação.
  • Costura Criativa: oferece a oportunidade de trabalhar a imaginação e criatividade, permitindo que o estudante explore novas técnicas e ferramentas de costura, o uso de materiais inusitados para criar peças únicas.
  • Criando e bordando: estimula a criatividade, a concentração e desenvolve habilidades manuais explorando diversos materiais e a arte de criar peças diferenciadas. 
  • Inclusão Digital: um mundo de descobertas e possibilidades no laboratório de informática adaptado às necessidades dos estudantes que com um clique tem a possibilidade de vivenciar, conhecer diversas realidades e se conectar aos temas atuais.

Arte e Inclusão

A arte possibilita ao ser humano o fazer, o compreender e  se comunicar de diversas formas e linguagens, como o teatro, a música, a dança, a pintura, o desenho e a escultura propiciando a inclusão e a expressão da pessoa com deficiência.

Coro Cênico  Pequeno Cotolengo 

O projeto Coro Cênico Pequeno Cotolengo do Paraná – é desenvolvido pela Escola Pequeno Cotolengo desde 2009 e recebe apoio via incentivo fiscal através do Ministério da Cultura – Lei Rouanet. Para realizar o projeto são envolvidos profissionais das áreas de teatro, música, artes plásticas e pedagogia. 

O Coro Cênico, grupo de teatro e música, é estrelado pelos Assistidos do Pequeno Cotolengo, pessoas com diferentes tipos de deficiência, são os astros e estrelas principais, interpretando diferentes papéis e participando do coral. 

O projeto é pioneiro no número de pessoas com deficiência em palco, atuando e cantando, são 40 artistas que compõem o elenco, entre personagens, co-personagens e coral. Ao longo de 10 anos de trajetória, o Coro já fez mais de 85 apresentações, para mais de 28 mil pessoas na capital paranaense, região metropolitana, Foz do Iguaçu e em cidades de Santa Catarina e São Paulo.

O Coro Cênico tem como principal objetivo a inclusão através da arte, mostrando no palco a “eficiência” da pessoa com deficiência.

Espetáculos realizados:

  • Em 2010 e 2011  – espetáculo “A magia da Vida”, contemplando  11 apresentações,  em escolas de educação especial, escolas das redes pública e particular de Curitiba, Região Metropolitana e litoral  atingindo um público total de 7000 estudantes. 
  • Em 2012 e 2013 – espetáculo “Circo Fulô”, num total de 12 apresentações para um público de 5.400  pessoas em escolas de educação especial, escolas das redes pública e particular, faculdades em Curitiba, Região Metropolitana.
  • Em 2014 e 2015 –  espetáculo “Faz de Conta”, foram 22 apresentações para 6.618 pessoas, em escolas de educação especial, escolas das redes pública e particular, centros sociais, faculdade e empresas na cidade de Curitiba, Região Metropolitana e em duas cidades do Estado de São Paulo: capital e Cotia.
  • Em 2016 e 2017 – Espetáculo Amigos do Coração,  22 apresentações para 5042 pessoas, envolvendo estudantes e profissionais de escolas das redes pública e particular. 
  • Em 2018 e 2019- o espetáculo “Em Busca do Arco Íris” no teatro positivo, totalizando 16 apresentações e 4489 espectadores em Curitiba e região metropolitana e uma cidade em Santa Catarina – São Bento do Sul.
  • Em 2020 a 2022 – livro e espetáculo A magia da vida – roteiro adaptado para audiovisual em 2021, exibido nas mídias e entrega de 3200 exemplares do livro e 2 apresentações (teatro positivo)
  • Em 2023 e 2024 – espetáculo “Para Ler e Viajar, basta Começar”- totalizou  12 espetáculos e 3882 pessoas

Totalizando 97 apresentações e  28.549 espectadores.

 Os espetáculos do Coro Cênico encantam crianças e adultos, pelo seu colorido,  alegria contagiante e pelo exemplo dos nossos assistidos quando sobem no palco e  a barreira da deficiência se transforma em aplausos.

Projeto de Artes Plásticas: Todas as Cores

O projeto “Todas as Cores do Pequeno Cotolengo” é uma iniciativa que estimula os Assistidos a se expressarem dentro da arte e promove uma nova forma de enxergar o mundo e as mentes das pessoas com deficiência. 

São 140 artistas, que em sua maioria, não conseguem se comunicar de forma verbal, e têm nesse projeto, uma oportunidade de mostrar o que pensam, através de pinceladas, cores, esculturas e até mesmo colocando as mãos na tinta. Todos os participantes são alunos da Escola Pequeno Cotolengo, que atende exclusivamente os Assistidos da Organização. 

Ao longo de um ano, os alunos participaram de cinco oficinas, envolvendo materiais, métodos, experiências e composições diferentes. Um processo que desenvolve habilidades motoras, sensoriais, visuais, sensibilidade e percepções táteis, além de estimular a criatividade. Todas as técnicas foram adaptadas para que fosse possível a execução, respeitando as individualidades e aptidões de cada aluno. 

 As obras retratam aspectos do cotidiano, que podem ser observados pelos alunos, como a mudança das estações, as cores que se alteram na paisagem e também os sentimentos que cada um desses momentos traz, como a melancolia do inverno, a agitação do verão, além de trabalhar com cores quentes e frias nas cinco oficinas: pintura sobre MDF, pintura sobre tela, desenho bidimensional e tridimensional e arte em gesso.

O Projeto “Todas as Cores do Pequeno Cotolengo” direcionou suas ações artísticas na produção de uma arte coletiva e individual, no que tange o artista e o espectador, estabelecendo uma interlocução com o objetivo de fomentar a formação de plateia e a apreciação da arte e a inclusão da pessoa com deficiência em diversos segmentos da sociedade. Um notável trabalho artístico voltado à uma ação de cidadania, educação e inclusão, buscando uma sociedade cada vez mais inclusiva através da arte.

Os alunos puderam se expressar por meio de movimentos artísticos inspirados no seu dia a dia, como o próprio realismo, figurativismo e impressionismo, ou em obras que lembram os movimentos abstratos e expressionistas.

Após a conclusão das obras, culminou na  exposição de artes visuais, explorando nestes locais, a adequação do espaço físico, a disposição das obras de acordo com a técnica e a preparação do ambiente para estimular no público  a apreciação da obra, de acordo com a ambientação de iluminação, sonorização, descrição das obras, possibilitando a percepção dos materiais pedagógicos e recursos utilizados, de forma muito particular, evidenciando o potencial de criação e a eficiência da Pessoa com Deficiência, por meio da realização das exposições gratuitas, itinerantes e abertas ao público, possibilitando a apreciação da Arte.

 Ao todo, são mais de 100 peças de arte exibidas em uma exposição interativa, que mexe e explora os sentidos, com cheiros, texturas e sons, por exemplo.

Foram realizadas 08 exposições e um público de 3460 apreciadores de arte.